Educaritá, uma história de sucesso

Em 1968, a comunidade organiza-se para promover o início de uma nova realidade.

Fundada em 02 de fevereiro de 1968, sob a designação de Cáritas Paroquial São José, por um grupo de pessoas interessadas na promoção da educação e assistência social, que tanto se fazia necessária na zona norte da cidade. A comunidade foi mobilizada pelo vigário, Padre Plínio Bartelli, sensibilizado com a necessidade do registro de uma entidade para formalização e qualificação dos serviços assistenciais e sociais que já estavam sendo realizados.

Os fundadores da entidade são:

Dezembro 1973: Inaugurada a primeira creche junto à paróquia São José. A entidade desenvolveu trabalhos assistenciais no bairro Santa Fé, de 1972 a 1980, em galpão cedido pela comunidade.

Março 1980: Os estatutos foram alterados para adequar-se a legislação vigente, possibilitando receber recursos públicos. A Entidade passou a ser leiga, sem vínculos com a Mitra Diocesana.

Setembro 1980: Passa a ser denominada Cáritas São José.

Novembro 1981: Inaugurada a 2ª unidade no Bairro Fátima, batizada de Creche Cinderela. A escola foi construída com doações de empresas locais, pessoas da comunidade e recursos da FEBEM, em terreno cedido pela Mitra Diocesana, através de convênio.

Dezembro 1983: Inaugurada a 3ª escola no Bairro Pioneiro, batizada de Creche Santa Rita de Cássia. Os recursos para construção da escola, foram obtidos através de empresas, pessoas da comunidade e verba do Programa Pró-Creche do Governo Estadual.

Novembro 2006: Sob nova direção, a Cáritas inicia um processo de qualificação de seu trabalho, colaboradores, escolas e a profissionalização do sistema de gestão.

Em 2007, um novo posicionamento para seguir em frente, com sucesso.

Criada a marca EDUCARITÁ, com logotipo que enfatiza o novo conceito e a filosofia de trabalho. Inicia-se uma sistematização dos setores, dos processos internos, de geração dos recursos e intensa profissionalização, onde a gestão da entidade passa a ter um caráter focado em resultados efetivos para a comunidade, medidos por indicadores palpáveis.

Ainda em 2007, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMED, passa a fazer convênios com a Educaritá, para administrar escolas do Município.

Setembro 2007: Escola Infantil Marquinhos, no Bairro São Victor Cohab, hoje atendendo cerca de 50 crianças.

Novembro 2007: Escola Infantil Nossa Senhora de Fátima, Bairro Fátima, atende 99 crianças.

Fevereiro 2008: Escola Infantil Bom Pastor, no Bairro Bom Pastor, atendendo 85 crianças.

Março 2008: Escola Infantil Leon, no Bairro Leon. Esta unidade iniciou atendendo 74 crianças e hoje atende 83.

Educaritá. Em contínuo processo de evolução.

A Educaritá é uma entidade filantrópica que vem desenvolvendo um papel importante na comunidade, principalmente com as famílias de baixa renda, atendendo aproximadamente 846 crianças de zero a seis anos nas escolas de Educação Infantil, com uma proposta pedagógica transformadora.

As crianças recebem cuidados e participam de diversas atividades, assegurando o desenvolvimento de suas potencialidades, criatividade e sociabilidade. Através da pedagogia humanista, voltada para o carinho, afeto e amor, prioriza a atenção especial às características de cada criança, buscando resgatar através da educação a autoestima e o entusiasmo pela vida em nossos jovens cidadãos.

A Educaritá investe constantemente na estrutura física, qualificando suas sedes. Mantém, além disto, um processo contínuo de capacitação de seus colaboradores. Os setores Pedagógico e de Desenvolvimento Humano trabalham com projetos norteados pela Pedagogia do Amor, implantando de forma sistêmica um modo diferenciado de trabalhar o universo infantil, focado na filosofia de integração do cidadão, através do afeto e resgate de valores humanos.

Nossa equipe conta com profissionais de formação superior, muitos deles pós-graduados ou em processo de pós-graduação, em suas áreas de atuação.

Formamos um universo de 60 profissionais, engajados no processo de "EDUCAR CRIANÇAS e CONSTRUIR SONHOS”.