Institucional

Educaritá, em contínuo processo de evolução

A Educaritá é uma entidade filantrópica que vem desenvolvendo um papel importante na comunidade, principalmente com as famílias de baixa renda, atendendo mais de 230 crianças de dois a seis anos nas escolas de Educação Infantil, com uma proposta pedagógica transformadora.

As crianças recebem cuidados e participam de diversas atividades, assegurando o desenvolvimento de suas potencialidades, criatividade e sociabilidade. Através da pedagogia humanista, voltada para o carinho, afeto e amor, prioriza a atenção especial às características de cada criança, buscando resgatar através da educação a autoestima e o entusiasmo pela vida em nossos jovens cidadãos.

A Educaritá investe constantemente na estrutura física, qualificando suas sedes. Mantém, além disto, um processo contínuo de capacitação de seus colaboradores. Os setores Pedagógico e de Desenvolvimento Humano trabalham com projetos norteados pela Pedagogia do Amor, implantando de forma sistêmica um modo diferenciado de trabalhar o universo infantil, focado na filosofia de integração do cidadão, através do afeto e resgate de valores humanos. Nossa equipe conta com profissionais de formação superior, muitos deles pós-graduados ou em processo de pós-graduação, em suas áreas de atuação.

Formamos um universo de profissionais, engajados no processo de "Educar crianças e construir sonhos".

Educaritá, uma história de sucesso

Em 1968, a comunidade organiza-se para promover o início de uma nova realidade. Fundada em 02 de fevereiro de 1968, sob a designação de Cáritas Paroquial São José, por um grupo de pessoas interessadas na promoção da educação e assistência social, que tanto se fazia necessária na zona norte da cidade. A comunidade foi mobilizada pelo vigário, Padre Plínio Bartelli, sensibilizado com a necessidade do registro de uma entidade para formalização e qualificação dos serviços assistenciais e sociais que já estavam sendo realizados.

Dezembro 1973: Inaugurada a primeira creche junto à paróquia São José. A entidade desenvolveu trabalhos assistenciais no bairro Santa Fé, de 1972 a 1980, em galpão cedido pela comunidade.

Março 1980: Os estatutos foram alterados para adequar-se a legislação vigente, possibilitando receber recursos públicos. A Entidade passou a ser laica, sem vínculos com a Mitra Diocesana.

Setembro 1980: Passa a ser denominada Cáritas São José.

Novembro 1981: Inaugurada a 2ª unidade no Bairro Fátima, batizada de Creche Cinderela. A escola foi construída com doações de empresas locais, pessoas da comunidade e recursos da FEBEM, em terreno cedido pela Mitra Diocesana, através de convênio.

Dezembro 1983: Inaugurada a 3ª escola no Bairro Pioneiro, batizada de Creche Santa Rita de Cássia. Os recursos para construção da escola, foram obtidos através de empresas, pessoas da comunidade e verba do Programa Pró-Creche do Governo Estadual.

Novembro 2006: Sob nova direção, a Cáritas inicia um processo de qualificação de seu trabalho, colaboradores, escolas e a profissionalização do sistema de gestão.

Um novo posicionamento para seguir em frente, com sucesso

Em 2007, criada a marca EDUCARITÁ, com logotipo que enfatiza o novo conceito e a filosofia de trabalho. Inicia-se uma sistematização dos setores, dos processos internos, de geração dos recursos e intensa profissionalização, onde a gestão da entidade passa a ter um caráter focado em resultados efetivos para a comunidade, medidos por indicadores palpáveis.

Ainda em 2007, a Secretaria Municipal de Educação, SMED, passa a fazer convênios com a Educaritá, para administrar escolas do Município.

A partir de 2018, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, SMED, inicia-se um contrato de gestão compartilhada onde nasce a EDUCAXIAS responsável por administrar 15 escolas de educação infantil pertencentes a Prefeitura de Caxias do Sul.

 

Missão

Missão

Proporcionar assistência social e educacional qualificada e integral para as pessoas, apoiados em princípios éticos e humanos.

Visão

Visão

Ser o mais importante agente na formação de indivíduos, com o objetivo de aprimorar a sociedade.

Valores

Valores

• Ter as pessoas como centro das ações • Primar pelos princípios éticos e humanos • Valorizar e incentivar a participação das parcerias e da comunidade • Promover a administração auto-sustentável • Respeitar e valorizar o "ser humano como fator principal" da Instituição • Promover a valorização e a qualificação dos colaboradores • Preservar a história e a cultura da Educaritá.

Fundadores

Fundadores

Presidente: Romeu Antônio de Antoni
Vice: Olympia Norma S.Susin
Secretário: Olívio Bearzi
Vice: Suzete A. Susin
Tesoureiro: Francisco de Antôni
Vice: Leôncio Susin
Assistente Eclesiástico: Pe. Plínio Bartelle

Quem somos

Diretoria

Presidente: Alvaro Romeu Moreira do Nascimento
Vice-Presidente: Nestor Basso
Tesoureiro: Alexandre Strohschoen Cardoso
Segundo-tesoureiro: Daniel Fabricio Aver Vieira
Secretário: Gilberto Rodrigues
Segundo-secretário: Alfonso Willembring Junior

Equipe Administrativa

Assistente Social: Daiane Cristina Lorandi Camargo

Conselho Fiscal

Miguel Chiaradia

Mauro Castanho Sirianni

Gustavo Franzoi

Leonardo Fonseca da Rosa

Palavra da Diretoria

Educação e a Assistência Social

A educação e o trabalho de Assistência Social da Educaritá trabalham em conjunto, dentro de uma linha de ação planejada. Com isso temos a certeza que essas ações serão desenvolvidas durante o contínuo e permanente processo de trabalho. O objetivo em nossas escolas não é somente de educar, mas acima de tudo formar um cidadão.

Para que isso se concretize o nosso trabalho de Assistência Social atua com as famílias dos alunos, realizando visitas, prestando orientação e aconselhamentos no sentido de melhorar a qualidade de vida, a inclusão e a integração na sociedade, pois é na família que se inicia o processo educacional.

Com essas palavras queremos sensibilizar as pessoas que sentem o desejo de ajudar, de transformar pessoas e que querem, assim como nós, uma sociedade mais solidária, a participarem no nosso projeto: “Educando crianças, construindo sonhos”. A Educaritá está de braços abertos para receber a colaboração de todos.

Estatuto social

Visualizar